CIDADES

Estudos de sondagem de solo são realizados na área do Parque Pouso do Meio


Estudos de sondagem de solo são realizados na área do Parque Pouso do Meio

Os estudos técnicos para a construção do Parque Pouso do Meio, em Gurupi, estão em andamento visando garantir a sustentabilidade do projeto e preservando o meio ambiente. Nesta etapa acontece a sondagem do solo, ação que dá subsídios ao projeto do barramento, que vai represar a água do córrego Pouso do Meio.

Na manhã desta terça-feira, 27, a prefeita Josi Nunes fez uma visita ao local, que será um dos principais cartões postais de Gurupi.  A visita foi para acompanhar mais uma etapa de estudos técnicos que estão sendo realizados na área.

A prefeita Josi Nunes destaca que o Parque do Pouso será uma realidade e que por enquanto a obra está nos estudos preliminares e que isso é essencial para garantir a sustentabilidade do projeto, preservando o meio ambiente. “Estamos realizando essa obra com a parceria do Governo do Estado, por enquanto estamos na fase da realização dos estudos da região”, frisou a prefeita que destacou a importante parceria do Governador Mauro Carlesse e toda equipe do Governo do Estado na execução dessa grande obra, que irá proporcionar mais lazer à comunidade de gurupiense.

Luis Hildebrando Ferreira Paz, arquiteto que acompanha o projeto, destacou que esta etapa de estudos está analisando a viabilidade do lago a ser implantado que terá como objetivo minimizar os impactos de enchentes. “Após a definição desse lago, será feito um concurso para implantação de projetos de arquitetura e urbanismo. O Parque será feito em etapas, respeitando o meio ambiente”, explanou.

O diretor municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, acompanhou a visita e destacou que esta etapa da sondagem do solo dá subsídios ao projeto do barramento, que vai represar a água do córrego Pouso do Meio.  Ele explica que conhecer a topografia do local é extremamente importante e com esse trabalho é possível conhecer a característica do barramento.

O geólogo Jales Nepomoceno, que faz parte do grupo responsável pelo levantamento da parte geológica e hidrológica do local, explicou que o trabalho tem como foco estudar o tipo de solo, de rocha e o tipo de água do subsolo. Nesse estudo será possível identificar se o local é suscetível aos processos erosivos, se tem possibilidade de deslizamentos, entre outras particularidades. Ele adiantou que mesmo estando numa fase preliminar, já se observa que o local é muito propício para a implantação do projeto, pois a área é geograficamente estável.

Parque Pouso do Meio
O Parque Pouso do Meio será uma área de lazer com mais de 200 mil m² e um lago de 130 mil m², construído às margens do Córrego Pouso do Meio, entre a Avenida Goiás e a BR-153.

O Parque Pouso do Meio deve contar com equipamentos para atividades físicas, áreas de descanso em meio à natureza, pistas de caminhada e de ciclismo, além do lago que será formado com o represamento do córrego Pouso do Meio.
 




VEJA TAMBÉM



CIDADES  |   28/09/2021 21h07

Gurupi - TO
 

CIDADES  |   28/09/2021 21h03

Gurupi - TO
 

CIDADES  |   28/09/2021 11h26

Gurupi - TO