CIDADES

Sebrae reúne dicas para implementar o delivery nos pequenos negócios
Prazo de entrega é um dos fatores mais importantes e interfere na reputação da empresa


O delivery é visto especialmente como uma solução e conveniência aos clientes, além de uma atividade que contribuiu diretamente com a dinâmica dos donos de pequenos negócios, possibilitando que eles não encerrem o atendimento durante a pandemia. Pensando nisso, o Sebrae apresenta algumas dicas para as empresas implementarem o serviço, com orientações para evitar problemas na entrega dos produtos e se manterem ativos no mercado.
Para o analista do Sebrae Tocantins, Rogério Maracaipe, o empreendedor deve realizar pesquisas sobre serviços de entregas e sobre quais deles, seus potenciais clientes preferem. “São necessárias uma série de estratégias para produzir um planejamento que seja viável, antes de oferecer o delivery. Se o foco de entrega é somente no município em que o empreendimento está, por exemplo, deve-se atentar e buscar ser rápido e ágil, na intenção de cativar o cliente”, explicou.
É indispensável que o empreendedor fique atento aos prazos, evitando contratempos, já que na loja virtual e nas redes sociais, o não cumprimento é punido na internet. Por isso, se surgir alguma falha no percurso, torna-se indispensável propor soluções, além de colocar-se à disposição para resolver os problemas.
Para a empresária Regiane Cardoso, proprietária e chef de cozinha de um restaurante na capital, investir no delivery foi essencial para se manter durante a pandemia. “É muito importante ter cuidado com a entrega e colocar o produto em sacolas, caixas e embalagens apropriados, pois o cliente precisa receber o alimento de maneira segura, organizado e saboroso”, destacou. 
Ela afirmou, ainda, que exige o treinamento dos entregadores, para que o serviço seja realizado com o cuidado que precisa. “Sempre converso com eles e oriento para que sejam meus parceiros. Prezo pela qualidade, para que o pedido chegue na casa do cliente, como se ele estivesse consumindo no local”, concluiu.
Veja 10 dicas de como não falhar no delivery
1- Saiba que o pequeno negócio deve estar adequado a todo o processo logístico.
2- Ainda que o empreendedor não saiba como funciona o fluxo logístico, ele deve estar aberto para aprender. Afinal, só se aprende operando.
3- É importante comprar a quantidade de produtos adequada para que haja a manutenção da oferta.
4- Considere que o armazenamento dos produtos seja eficaz, facilitando a coleta por quem fará a embalagem.
5- Aposte na conferência de produtos para evitar erros.
6- Os processos de embalagem e envio dos produtos devem ser feitos em prazo mínimo adequado, proposto ao cliente.
7- Antes de definir quais serviços da empresa contarão com entrega de produtos, é fundamental que o empreendedor faça uma pesquisa detalhada.
8- Se a entrega delivery for feita no mesmo dia do pedido, as alternativas são: contratar operadores logísticos que prestem esse tipo de serviço ou montar uma equipe própria de motoboys profissionais.
9- Ao analisar a logística própria e uma logística terceirizada, é preciso considerar os custos de manutenção de uma pessoa que trabalha com exclusividade na operação do negócio.
10- É recomendável que o empreendedor não atue apenas com uma única solução de entrega, quando o destino é um cliente fora da cidade ou do estado. É essencial que o consumidor tenha possibilidades de escolha, podendo verificar qual delas faz mais sentido para ele. A utilização de comparadores de frete é um recurso que pode fazer toda a diferença nesse momento.
 




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