PARLAMENTOS

Ayres quer que União devolva para a Unitins o valor dos recursos doados na criação da UFT


O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) está iniciando uma mobilização para que a Unitins receba de volta o valor correspondente dos recursos e equipamentos que a instituição deu em doação para a União na criação da Universidade Federal do Tocantins – UFT. O parlamentar apresentou na manhã desta terça-feira, 17, três requerimentos sobre que solicitam apoio e o levantamento de informações. Ayres já havia usado a tribuna na semana anterior para falar sobre a importância desses recursos no processo de ampliação e fortalecimento da Unitins.

Um dos requerimentos de Ayres solicita que o Governo do Estado e a Unitins realizem um inventário completo de todos os materiais, recursos e afins que foram doados para o Governo Federal para que pudessem compor o patrimônio de instalação da Universidade Federal do Tocantins- UFT. Na mesma linha, Ayres também solicitou, via requerimento, à reitoria da UFT que enviei um inventário completo do que recebeu na forma de doação, pelo Governo do Tocantins, por meio da Unitins.

Ayres ressaltou que tem a honra e o orgulho de ter militado pela instalação da UFT. Segundo ele, a chegada da universidade federal no Tocantins, único Estado na época que não uma instituição de ensino superior federal, foi um marco para o desenvolvimento do Estado e do ensino superior em toda a região. “A UFT é uma instituição importantíssima para o Tocantins, traz desenvolvimento, educação e pesquisa, mas agora é a hora de fortalecermos a nossa universidade estadual, que está em franco desenvolvimento. Queremos que o que foi doado para a criação da UFT, seja revertido na forma de recursos para a Unitins”, destacou Ayres.

Pedido de apoio
Outro requerimento de Ayres é direcionado para a Bancada Federal do Tocantins, solicitando que façam coro no pedido de repatriação por parte do Governo Federal. O deputado solicita que os deputados federais e senadores do Tocantins apresentem a pauta na Câmara Federal e no Senado, cobrando da União a devolução do valor corresponde em recursos para a universidade estadual. “A Unitns precisa receber de volta a contribuição que deu para a UFT, recurso que irá possibilitar, ainda mais o seu desenvolvimento e fazer com que ela possa chegar a mais estudantes tocantinenses, com ensino superior gratuito e de qualidade”, concluiu Ayres.

Os requerimentos agora aguardam votação na Assembleia Legislativa, onde o deputado também solicitou o apoio dos pares da Casa de Leis em prol da causa, que julgou ser de suma importância para o Estado, principalmente para os estudantes.
 




VEJA TAMBÉM



PARLAMENTOS  |   24/09/2021 19h15

Palmas - TO
 




PARLAMENTOS  |   14/08/2021 10h04

Palmas - TO
 

PARLAMENTOS  |   12/07/2021 11h05

Palmas - TO