VARIEDADES

Palco Giratório do Sesc oferece várias oficinas online de artes cênicas

Com foco na valorização da cultura e dos grupos de artes cênicas do país, o Sesc retorna este ano com o projeto Palco Giratório, mas agora com novo modelo: o Festival Digital Palco Giratório. A 23ª edição tem início no dia 30 de setembro e serão 17 transmissões ao vivo dos espetáculos, pelo canal do Youtube Sesc Brasil(www.youtube.com/user/SescBrasil). Elas vão substituir o circuito que, antes da pandemia, rodava o país de forma presencial. Os espetáculos são dos grupos selecionados para a edição de 2020. Já nos dias 07, 08, 11, 13, 18, 20, 25 e 28 de outubro, o Sesc Tocantins vai realizar as oficinas do projeto Palco Giratório. Todas elas serão via plataforma Google Meet. Informações pelo telefone (63) 3212-9954 ou pelo email cultura@sescto.com.br.
 
Palco Giratório é um projeto do Sesc Nacional que tem como objetivo o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil. Desde 1998, o Palco Giratório busca enfrentar o grande desafio desse segmento: o intercâmbio e a difusão de espetáculos.  Além da difusão, nas apresentações de trabalhos de teatro, dança, circo, intervenção urbana e performance, acaba se constituindo em uma formulação de pensamento, de reflexão e conhecimento, ao unir espetáculos, oficinas, intercâmbios e debates sobre a cena teatral brasileira.
 
Oficina 01 – Acrobacias individuais e em dupla – 07/10 das 09h às 11h
Esta oficina é direcionada para o público entre 7 e 40 anos. Para a participação das crianças, indica-se o acompanhamento de uma pessoa adulta responsável. A classificação é livre. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 30/09 pelo link: bit.ly/38PRSvN
 
A oficina de acrobacia com o Coletivo Órbita (RS) se dispõe a criar um momento de experiências de troca entre pessoas com atividades circenses, com foco técnicas de acrobacias solos e em duplas. Nessa oficina as pessoas experimentarão acrobacias individuais e em duplas, buscando uma relação artístico criadora, dentro de suas casas. O objetivo da oficina é proporcionar a troca de conhecimentos e técnicas básicas para realização de acrobacias. A oficina será ministrada por Camila Pasa e João Pedro Decarli (RS).
 
Oficina 02 – Sobre o ator-criador e sua emancipação criativa – 08/10 das 10h às 11h
Esta oficina é direcionada para atores e estudantes de artes cênicas. Preferencialmente artistas negros, mas aberta a todos os interessados. A classificação é de 16 anos. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 30/09 pelo link: bit.ly/3yVrpYz
 
Com objetivo principal instrumentalizar artistas negros para que estes tenham competitividade no mercado de trabalho, a oficina trata de técnicas de atuação para o vídeo, metodologia de estudo de texto dramático, novas mídias (mídias digitais como plataforma), atuação como mercado de trabalho, como se preparar para uma audição/teste e autoprodução. A oficina afrocentrada, não excludente, na qual podemos tratar de nossas especificidades enquanto artistas negros. A oficina será ministrada por Drayson Menezzes (RJ) do Coletivo Preto (RJ).
 
Oficina 03 – Iniciação à arte da palhaçaria – 11/10 das 15h às 17h
Esta oficina é direcionada para qualquer pessoa que esteja interessada na arte da palhaçaria e no circo. A classificação é de 16 anos. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 04/10 pelo link: bit.ly/2VsHLtW
 
Nesta oficina, o palhaço Fabiano Freitas (RJ) do Circo Voador, parte de sua experiência como artista de rua para demonstrar os elementos e as técnicas que envolvem a arte de sorrir. O objetivo é buscar a essência do palhaço, que está ligada à exposição cênica de seus ridículos, fracassos, erros, medos, fragilidades. Vislumbrando o desejo de alcançar um bom nível de qualidade profissional, as perdas, para o palhaço, são ao mesmo tempo bagagem e estímulo para novas tentativas. Comédia física, expressão corporal, clownaria clássica... esses e outros recursos são acessados de modo a despertar a interação com o público. A metodologia é pensada ainda visando abrir espaço ao improviso, com participação direta dos oficineiros.
 
Oficina 04 – Poéticas contemporâneas no teatro de sombras – 13/10 das 15h às 17h
Esta oficina é direcionada para interessados no teatro de animação e no teatro de sombras. A classificação é de 16 anos. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 07/10 pelo link: bit.ly/3yULmhS
 
A oficina apresenta as possibilidades cênicas do teatro de sombras contemporâneo na atualidade. As referências teóricas, expostas junto as imagens representativas, se complementam com reflexões da prática, outorgando uma capacidade maior de compreensão dos conteúdos da linguagem. A oficina será ministrada por Soledad Garcia e Thiago Bresani da Cia Lumiato (DF).
 
Oficina 05 – Vivências do Corpo – 18/10 das 15h às 17h
Esta oficina é direcionada para atores, bailarinos, estudantes de artes cênicas e de dança e interessados em geral. A classificação é de 16 anos. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 11/10 pelo link: bit.ly/3neo04T
 
Dirigido a atores, bailarinos, estudantes de artes cênicas e de dança e interessados em geral, o curso oferece uma vivência do treinamento cotidiano sistematizado pelas atrizes e atores do LUME Teatro, por meio do reconhecimento e dilatação das capacidades expressivas do corpo, em seus aspectos técnicos e energéticos. O ministrante será Jesser de Souza (SP) da LUME Teatro (SP).
 
Oficina 06 – Encontros e Acessos – 20/10 das 15h às 16h
Esta oficina é direcionada para interessados em discutir temas ligados à deficiência, inclusão e acessibilidade. A classificação é de 16 anos. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 14/10 pelo link: bit.ly/2YDe2zI
 
Encontro para discutir temas ligados à deficiência, inclusão e acessibilidade. O ponto de partida será o espetáculo “Ícaro” e o seu processo de criação. O link do espetáculo será disponibilizado com antecedência para os participantes. Com a troca e compartilhamento de pontos de vista, vivências e experiências de cada participante, propõe promover uma reflexão sobre a deficiência e o nosso papel para tornar o mundo cada vez mais inclusivo. O ministrante será Luciano Mallmann (RS).
 
Oficina 07 – pontos.em.vista. – 25/10 das 15h às 17h
Esta oficina é direcionada para interessados em artes cênicas. A classificação é de 16 anos. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 14/10 pelo link: bit.ly/3l2SlRe
 
Ateliê prático voltado ao estudo do movimento a partir de procedimentos de pesquisa realizados no espetáculo Vaga Carne voltados à instabilidade do corpo e suas trajetórias de movimento. Algumas perguntas são norteadoras: O que as partes do corpo veem quando nos movemos? Como uma mesma sequência de movimento pode ser dançada com várias versões? Uma parte desse estudo acontecerá com o celular acoplado no corpo, que registrará as relações e as diferenças entre dinâmicas de movimento, espaço e composição para uma mesma dança. A ministrante será Kênia Dias (MG).
 
Oficina 08
– Os bailados da Pan-Amazônia – 28/10 das 15 às 17h
Esta oficina é direcionada para interessados em artes cênicas. A classificação é de 16 anos. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 14/10 pelo link: bit.ly/3txQLdW
 
Os bailados da pan-Amazônia são as danças da junção da ancestralidade dos povos amazônidas com os afro-descentes, o povo andino e os brancos que aqui chegaram, nesse encontro acontece as trocas, nesse mundo tudo está conectado, tudo em um só mundo, a espiritualidade, o cotidiano as medicinas e o corpo é o que transmuta nessa dança onde encontramos os baques, as cumbias e os mariris que serão abordados nessa atividade. A ministrante será Regina Maciel (AC).
 
As oficinas do Palco Giratório vão acontecer nos dias 07, 08, 11, 13, 18, 20, 25 e 28 de outubro. Elas serão via Google Meet. Informações pelo telefone (63) 3212-9954 ou pelo email cultura@sescto.com.br.
 
Palco Giratório

Projeto do Sesc Nacional que tem como objetivo o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil. Desde 1998, o Palco Giratório busca enfrentar o grande desafio desse segmento: o intercâmbio e a difusão de espetáculos.  Além da difusão, nas apresentações de trabalhos de teatro, dança, circo, intervenção urbana e performance, acaba se constituindo em uma formulação de pensamento, de reflexão e conhecimento, ao unir espetáculos, oficinas, intercâmbios e debates sobre a cena teatral brasileira.
 
Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.
 
Serviço
Cultura – Palco Giratório do Sesc online
Atração: Oficinas de artes cênicas
Oficina 01 – Acrobacias individuais e em dupla – 07/10 das 09h às 11h
Inscrição gratuita: bit.ly/38PRSvN
 
Oficina 02 – Sobre o ator-criador e sua emancipação criativa – 08/10 das 10h às 11h
Inscrição gratuita: bit.ly/3yVrpYz
 
Oficina 03 – Iniciação à arte da palhaçaria – 11/10 das 15h às 17h
Inscrição gratuita:: bit.ly/2VsHLtW
 
Oficina 04 – Poéticas contemporâneas no teatro de sombras – 13/10 das 15h às 17h
Inscrição gratuita: bit.ly/3yULmhS
 
Oficina 05 – Vivências do Corpo – 18/10 das 15h às 17h
Inscrição gratuita: bit.ly/3neo04T
 
Oficina 06 – Encontros e Acessos – 20/10 das 15h às 16h
Inscrição gratuita: bit.ly/2YDe2zI
 
Oficina 07 – pontos.em.vista. – 25/10 das 15h às 17h
Inscrição gratuita: bit.ly/3l2SlRe
 
Oficina 08 – Os bailados da Pan-Amazônia – 28/10 das 15 às 17h
Inscrição gratuita: bit.ly/3txQLdW
 
Local: Plataforma Google Meet
Informações: (63) 3212-9954 ou pelo email cultura@sescto.com.br
 




VEJA TAMBÉM



VARIEDADES  |   28/09/2021 20h59

Palmas - TO
 

VARIEDADES  |   28/09/2021 11h14


VARIEDADES  |   27/09/2021 16h21