SAÚDE

Hospital Geral de Palmas realiza 1ª cirurgia bariátrica por videolaparoscopia
Videolaparoscopia em procedimento de gastroplastias é considerada uma técnica avançada, menos invasiva, que visa melhor resultado para o paciente


Videolaparoscopia em procedimento de gastroplastias é considerada uma técnica avançada, menos invasiva - Foto: Saúde/Governo do Tocantins

Um marco histórico para saúde no Estado. Foi realizada nessa terça-feira, 28, a primeira cirurgia bariátrica por videolaparoscopia no Hospital Geral de Palmas (HGP), em uma jovem de 28 anos.  “O procedimento durou em média três horas, é considerada uma cirurgia complexa, mas com uso do videolaparoscopia torna minimamente invasiva, permite recuperação mais célere, com retorno as atividades em poucos dias e melhor resultado para a paciente”, explicou o médico cirurgião do serviço do HGP, Itágores Hoffman.

Para o coordenador da equipe multidisciplinar do Serviço de Bariátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), doutor Jorge Zeve “a videolaparoscopia em procedimento de gastroplastias [cirurgia bariátrica, obesidade ou de redução do estômago], é considerada uma  técnica avançada que estamos iniciando na unidade. Nossa equipe se qualificou em São Paulo, e conhecemos o serviço do Hospital alemão Osvaldo Cruz, de renome na América Latina. Agora, podemos ofertar essa tecnologia para os nossos pacientes”, enfatizou.

A capacitação ocorreu em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde e o Hospital alemão Oswaldo Cruz.

Segundo o diretor geral do Hospital Geral de Palmas, Leonardo Toledo “nossa unidade conta com uma equipe qualificada multiprofissional  empenhada em melhor assistir o usuário. Esta nova técnica é um grande conquista para o HGP e para todos os usuários do SUS que precisam passar por pelo procedimento de cirurgia bariátrica. Nosso foco é a qualidade no atendimento ao paciente”, destacou.

Sobre a equipe de bariátrica

O Serviço de Bariátrica do HGP dispõe de uma equipe multiprofissional composta por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e que trabalham com afinco para melhor assistência ao paciente. Estes profissionais possuem uma atuação muito importante do pré ao pós-operatório, oferecendo suporte ao paciente no processo de recuperação.


Participe do nosso grupo do WhatsApp




VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   01/12/2021 08h23

Palmas - TO
 




SAÚDE  |   30/11/2021 19h00

Palmas - TO
 

SAÚDE  |   30/11/2021 18h57

Palmas - TO