SAÚDE

Unidades de Saúde da Capital disponibilizam atendimentos e orientações sobre saúde bucal
Para ser atendido, o usuário deve procurar uma unidade de referência munido do cartão SUS, documentos pessoais e o cartão da família e fazer o agendamento

Para levar informação sobre saúde bucal e também ofertar tratamentos básicos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas disponibiliza em suas Unidades de Saúde da Família (USF) atendimento odontológico à população. Conforme a cirurgiã dentista e coordenadora da Saúde Bucal da Semus, Crhistine Mourão, para receber orientações e atendimento, o usuário pode procurar sua unidade de referência e, munido do cartão SUS, documentos pessoais e o cartão da família, fazer seu agendamento.




Segundo a coordenadora, nas unidades são ofertados os atendimentos  como limpeza, tratamento de cáries, extração de dentes, fraturas, infecções, dores e remoção de pontos. “Em relação ao atendimento eletivo, a depender da situação bucal do paciente, os procedimentos e consultas regulares são estabelecidos pelo dentista”. A coordenadora ressalta que os consultórios dos profissionais são seguros e passam por todo um processo de limpeza para que não haja contaminação entre os pacientes, especialmente pela Covid-19.




Crhistine explica que a boca possui vários microrganismos como fungos, bactérias e vírus, o que pode incluir qualquer tipo como o coronavírus. Ela reforça que para evitar o acúmulo desses microrganismos e uma possível contaminação é necessária uma boa higienização diária. “Usar fio dental após as refeições, escovar os dentes e limpar a língua no mínimo três vezes por dia é essencial para manter uma boa saúde bucal”, pontuou ela.




Escovação dental




A área técnica da saúde bucal reforça que é importante escovar os dentes após as principais refeições e que para escová-los corretamente é preciso dividir a boca em quatro partes: superior direita, superior esquerda, inferior direita, inferior esquerda. Escove cada uma por 30 segundos, com movimentos de vai e vem, sem colocar muita força para não causar lesões na gengiva.


Participe do nosso grupo do WhatsApp




VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   01/12/2021 18h41

Palmas - TO
 




SAÚDE  |   01/12/2021 08h23

Palmas - TO
 

SAÚDE  |   30/11/2021 19h00

Palmas - TO