SAÚDE

Saúde de Gurupi realiza dia D de informação sobre prevenção à malária

Nesta quinta-feira, 28, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Gurupi, em comemoração ao Dia de combate à malária nas Américas, realizará uma série de atividades educativas e preventivas.
 
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles, não é contagiosa.
 
Entre as atividades acontecerão: palestras educativas, nas UBSs Rosendo e Pedroso, a partir das 08 horas; Entrega de esquemas recomendados para o Tratamento da malária não complicado no Brasil; entre outras ações.
 
Segundo Daniela de Araújo, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, os sintomas mais comuns da malária são: febre alta; calafrios; tremores; sudorese; dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica. Ela explica ainda que muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. Ainda de acordo com Daniela, as gestantes, as crianças e as pessoas infectadas pela primeira vez estão sujeitas a maior gravidade da doença, principalmente por infecções.
 
“É importante levar a informação às pessoas sobre a prevenção da doença e também sobre o tratamento, que oferecido na rede pública de saúde”, destacou.
 
Em Gurupi, os testes rápidos para o diagnóstico da malária estão disponíveis na Policlínica; e na Farmácia Central do Município é ofertada a medicação para o tratamento da doença.
 
Aviso de Pauta
Assunto – Dia D de Combate à Malária nas Américas
Data - quinta-feira, 28/10
Horário: 8 horas
Local: UBS Rosendo, Rua 15 entre as Avenidas Bahia e Brasília, Centro de Gurupi


Participe do nosso grupo do WhatsApp




VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   21/01/2022 09h00

Gurupi - TO
 




SAÚDE  |   18/01/2022 18h00

Gurupi - TO
 

SAÚDE  |   13/01/2022 14h45

Gurupi - TO