SAÚDE

Malária é tema depalestra nas UBS’s de Gurupi

Em comemoração ao Dia de combate à malária nas Américas, nesta quinta-feira, 28, estão sendo realizadas uma série de atividades voltadas à informação e esclarecimento sobre esta doença. As ações acontecem na rede de Atenção Básica de Saúde de Gurupi
 
Entre as atividades estão palestras nas Unidades Básicas de Saúde, na Rosendo e na do Pedroso, aos pacientes que aguardam atendimento médico. No momento são repassadas as informações como a doença é transmitida, sintomas e tratamento.
 
Segundo Daniela de Araújo, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, os sintomas mais comuns da malária são: febre alta; calafrios; tremores; sudorese; dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica. Ela explica ainda que muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. Alertou que ao apresentar estes sintomas, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde que está preparada para atender. O médico vai pedir a realização do exame para o diagnóstico da doença e caso dê positivo, será prescrita a medicação que está disponível na farmácia central da Secretaria gratuitamente.
           
Destaca que a principal motivação desses eventos é promover o conhecimento às pessoas, que obtendo esta informação saberão como prevenir e procurar o atendimento.
 
O médico da UBS Rosendo, Rodrigo Deivid, ressalta que é sempre importante manter o acesso às informações sobre as diversas doenças. Comenta que devido à Covid muitas ações referentes a outras doenças foram deixadas de lado e agora as atividades estão sendo retomadas. “Precisamos falar sobre a malária, que é uma doença endêmica da região amazônica e precisamos estar em alerta”, ressalta. 
 
Denise Nunes, que estava aguardando atendimento médico, disse que não tinha informações sobre a malária e foi importante os esclarecimentos repassados pela equipe de saúde. Para ela, as palestras são uma estratégia interessante porque enquanto as pessoas esperam ser chamadas ao atendimento, adquirem conhecimento.
 
Além das palestras, também está sendo realizadas a entrega de esquemas recomendados para o Tratamento da malária não complicado no Brasil aos médicos; entre outras ações.
 
Em Gurupi, os testes rápidos para o diagnóstico da malária estão disponíveis na Policlínica; a medicação para o tratamento da doença é ofertada na Farmácia Central do Município.


Participe do nosso grupo do WhatsApp




VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   21/01/2022 09h00

Gurupi - TO
 




SAÚDE  |   18/01/2022 18h00

Gurupi - TO
 

SAÚDE  |   13/01/2022 14h45

Gurupi - TO