SAÚDE

Saúde informa que casos graves de reações alérgicas são atendidos nas Upas
As Unidades de Pronto Atendimento estão aptas a orientar e realizar os primeiros socorros nos pacientes

Caracterizadas por serem respostas imunológicas exageradas a determinadas substâncias, as reações alérgicas podem ocasionar uma série de complicações, sendo muitas vezes necessário atendimento emergencial. Em Palmas, estes atendimentos são realizados pelos profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (Upas), que estão aptos a orientar o paciente e aplicar os primeiros socorros.




De acordo com o médico responsável técnico da UPA, Osvaldo Pinto Neto, a reação alérgica considerada grave é chamada de Anafilaxia. Ela pode ocasionar o fechamento da garganta, impedindo a respiração adequada e podendo levar à morte em poucos minutos. Dessa forma, o choque anafilático deve ser tratado o mais rápido possível. “A primeira coisa que quem presencia uma reação desse tipo deve fazer é ligar para o serviço de emergência no 192, ou levar a pessoa imediatamente para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).”




Osvaldo explica que em uma anafilaxia é importante observar se a pessoa está consciente e respirando. Caso a vítima desmaie ou pare de respirar deve ser feita uma massagem cardíaca. “Se o paciente estiver respirando normalmente é importante que ele se mantenha deitado com as pernas levantadas para melhor circulação sanguínea”.




Conforme Osvaldo, alguns sintomas decorrentes de uma reação alérgica podem aparecer algumas vezes, depois de algumas horas ou dias. “O tempo de resposta de uma reação pode dificultar o diagnóstico, por isso é importante relatar tudo em um atendimento”.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), aproximadamente 35% da população brasileira sofrem com algum tipo de alergia. O melhor cuidado é a prevenção, evitando os alérgenos e a exposição a eles.


Participe do nosso grupo do WhatsApp




VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   25/01/2022 17h31

Palmas - TO
 




SAÚDE  |   25/01/2022 17h29

Palmas - TO
 

SAÚDE  |   25/01/2022 17h23

Palmas - TO