SAÚDE

Dia Mundial do Diabetes: profissionais de Saúde da USF José Hermes promovem programação especial para os usuários do SUS
A programação acontece nesta quinta-feira, 11, a partir das 14 horas, com palestras e rodas de conversas

Para promover o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Unidade de Saúde da Família (USF) José Hermes, situada no setor Sul, em Palmas, realiza a partir das 14h, desta quinta-feira, 11, diversas ações de prevenção e educação a respeito da doença.

Além das ações de rotina, como oferta de exames e consultas, a equipe multiprofissional da unidade preparou palestras, rodas de conversa e orientações sobre alimentação saudável, cuidados primordiais com a patologia, atividade física e saúde bucal. Em todas as atividades haverá o compartilhamento de informações atualizadas sobre a doença, como sintomas, fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes, motivação para o autocuidado e adoção de comportamentos saudáveis.

O coordenador da Unidade de Saúde, Joel Feitosa, reforça que a data é mais um momento para chamar a atenção das pessoas para o diabetes e melhorar a forma como a sociedade lida com essa doença. "Ter uma vida ativa e saudável é fundamental para evitar a doença. Praticar atividade física e adotar uma boa alimentação são atitudes determinantes para o sucesso do tratamento da pessoa com diabetes", alerta o coordenador.

A doença

O diabetes é uma doença crônica, mas pode ser controlada. Ela ocorre quando o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo ou porque esse hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar nas células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, a diabetes.


Participe do nosso grupo do WhatsApp




VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   25/01/2022 17h31

Palmas - TO
 




SAÚDE  |   25/01/2022 17h29

Palmas - TO
 

SAÚDE  |   25/01/2022 17h23

Palmas - TO