PARLAMENTOS

Projeto do deputado Issam Saado vira lei que cria “Semana Estadual de Prevenção a osteoporose

Especialistas apontam que até os 20 anos de idade, 90% do esqueleto humano estão prontos. Para garantir a formação da maior massa óssea possível, medidas de prevenção contra a osteoporose devem ser tomadas desde a infância e, especialmente, na adolescência.


Nesse intuito, a Lei 3.855, sancionada em 19 de dezembro de 2021, proposta de autoria do deputado Issam Saado (PV), institui a "Semana de Prevenção e Combate à Osteoporose" no Estado. A programação sobre a temática será realizada na terceira semana do mês de outubro.

A lei propõe que sejam realizadas, nesse período, divulgações através de palestras e material informativo direcionados à população, seja em instituições de ensino, órgãos públicos e outros segmentos, abordando sintomas, prevenção, tratamento e recomendações outras sobre a doença.

Considerando que a osteoporose não é problema que atinge somente às mulheres, mas também afeta os homens e, que tem si tornado mais frequente no dia-a-dia da  população, o deputado Issam Saado explica que a medida chega como um alerta para as pessoas se prevenirem mais, ingerindo cálcio, tomando sol para fixar a vitamina "D" no organismo e fazer exercícios físicos, "medidas que devemos praticar durante toda a nossa vida", observou o deputado lembrando  que o sedentarismo é prejudicial em qualquer fase da vida do ser humano.

A lei também, explica o parlamentar, tem o objetivo de promover junto às organizações governamentais, (estado e municípios), um despertar para o avanço da doença e a urgência em implantar políticas públicas de prevenção e combate.

A  Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) relata que a doença e mais comum do que se imagina e estima que a osteoporose atinja cerca de 10 milhões de brasileiros, sendo que 14% apresentam fraturas.

O que é osteoporose

A osteoporose é uma doença em que ocorre o enfraquecimento dos ossos por causa da redução da massa óssea. Como consequência, a pessoa com osteoporose corre mais riscos de sofrer fraturas.

Alguns fatores de risco para Osteoporose

  Menopausa, envelhecimento, hereditariedade, dieta pobre em cálcio, excesso de fumo e álcool, imobilização prolongada e medicamentos.  Fonte: site Drauzio Varela)


Participe do nosso grupo do WhatsApp




VEJA TAMBÉM



PARLAMENTOS  |   19/05/2022 20h36





PARLAMENTOS  |   19/05/2022 18h14


PARLAMENTOS  |   19/05/2022 16h59