EDUCAÇÃO

Unitpac leva simulação de acidentes realísticos para dentro da Expoara 2022
O treinamento será realizado com os alunos do curso de medicina nesta sexta-feira, 3 e terá a participação do Corpo de Bombeiros Militar

Os alunos do curso de medicina do Unitpac (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos) irão participar de uma simulação de acidente realisto durante a Expoara 2022 (Exposição Agropecuária de Araguaína). O treinamento será realizado nesta sexta-feira, 3, a partir das 19h e terá a participação do Corpo de Bombeiros Militar, utilizando o espaço como parte do treinamento prático dos alunos que estão no período de internato médico.

Durante o exercício os visitantes da feira poderão presenciar a simulação de duas emergências distintas, envolvendo um acidente de trânsito e um acidente com eletricidade.

"A ideia da simulação é criar um ambiente muito próximo ao da realidade do profissional que está se capacitando. Os alunos poderão vivenciar a experiência que fará parte da rotina de trabalho deles, recebendo a orientação dos professores e auxílio do Corpo de Bombeiros", explica a coordenadora adjunta do curso de medicina do Unitpac, Nairim de Azevedo.

Situação real


Para deixar o exercício mais realista, parte dos alunos serão maquiados com ferimentos falsos e assumirão o papel das vítimas, reproduzindo ações que possam levar ao desequilíbrio dos recursos médicos e a demanda por atendimento. Os alunos aprendem a fazer um trabalho de triagem, tratamento e transporte das vítimas conforme grau de prioridade, sendo primeiramente encaminhadas as vítimas mais graves.

Internato


O internato é uma etapa do curso de medicina com duração de 2 anos que ocorre nos últimos períodos da graduação, proporcionando ao estudante uma vivência 80% prática e 20% teórica. A aprendizagem nesta fase da formação ocorre essencialmente em serviço, sob supervisão de preceptores médicos que garantem além de atividades práticas, a teorização em plataforma remota, seminários e cursos sobre atualizações conceituais.

Esta etapa da graduação em medicina pode ser realizada em hospitais, unidades básicas de saúde e clínicas credenciadas à instituição de ensino e serve para o aluno conhecer a rotina de trabalho do médico em diferentes especialidades. Além dos atendimentos, o aluno precisa realizar os plantões nas áreas de urgência e emergência, chegando a cumprir uma carga de 12 horas de trabalho.

Entre as especialidades vivenciadas estão:

Ginecologia
Obstetrícia
Clínica Médica
Clínica Cirúrgica
Pediatria;
Saúde Mental
Saúde da Família
Urgência e Emergência
 


Participe do nosso grupo do WhatsApp




VEJA TAMBÉM



EDUCAÇÃO  |   10/08/2022 10h10





EDUCAÇÃO  |   09/08/2022 16h34


EDUCAÇÃO  |   02/08/2022 12h47